terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Filmes Históricos

Nada melhor para um Amador do Conhecimento que assistir filmes históricos, apesar de ser recomendado olhar crítico e discernimento, principalmente nas películas de Hollywood.

Ai vai uma lista de filmes legais de filmes que eu já assisti. Não se assuste se não vir o nome de obras como "Coração Valente" e "Joana D`arc". Mesmo ciente de que cinema não é documentário e que a carga emotiva e a criação de heróis é necessária na sétima arte, usei como critério para a seleção a verossimilhança e o conteúdo, além da qualidade.

Ai vai a lista inicial, sugiram outros para completar:






A Missão (1986)
Com Robert Deniro, o filme é indicado pelo vaticano. Mostra uma época marcante da colonização do Brasil pouco divulgada. Quebradas as barreira do Tratado de Tordesilha, após o período da União Ibérica, Portugal e Espanha disputam posse das terras próximas a região atual de Foz do Iguaçu. Uma das cenas mais marcantes é de eclesiásticos no vaticano discutindo sobre a humanidade ou não de um menino nativo.















1492: A Conquista do Paraíso (1992)
Com Gerard Depardieu no papel de Colombo, mostra que o mundo já era sabidamente redondo e a discussão era, na verdade, acerca do tamanho da sua circunferência. Mostra também que Colombo soube, em dado momento, que não chegara às índias e o declínio do seu prestígio veio da má administração das terras que lhe foram concedidas. Atenção para a trilha sonora marcante.












A Guerra do Fogo (1981)
Acho que o único da lista que não é baseado em fatos históricos, mas que merece atenção. Uma tribo luta para manter uma fonte de fogo que possui, até descobrirem outro povo que consegue controlá-lo. Gosto de associar essa manutenção da chama vital com a tradição de vários povos antigos de designar sacerdotes para guardar uma chama acesa em teplos para diversos deuses, que pode ter surgido de um costume semelhante. A chama não poderia ser apagada ou traria mau agouro, no caso dos pré-históricos do filme, Muito mau agouro.













Os Treza Dias que Abalaram o Mundo (2000)
Com Kevin Kostner. Mostra a tensão do momento em que a humanidade esteve mais perto de iniciar uma guerra nuclear. A pressão de militares que poderiam se beneficiar de um evento desse porte e uma idéia do que poderia se passar pela cabeça de um presidente nessa situação.















O Discurso do Rei (2010)
Com Colin Firth e Geoffrey Rush, ambos espetaculares no filme. Mostra a superação de um rei gago em frente a uma nação que entraria em guerra, obrigado a dizer as palavras que o povo precisa ouvir em um tempo em que isso poderia fazer a diferença. E dizem que não saem mais filmes bons...















A Outra (2008)
As musas Scarlett Johansson e Natalie Portman no papel das irmãs Bolena. Não sei dizer se os fatos históricos estão precisos, mas a importância histórica do momento vale a indicação. O romance resultou nada mais, nada menos do que na criação da Igreja Anglicana e a saída da Inglaterra da esfera de influência papal.















Amistad (1997)
Morgan Freeman, Antony Hopkins e por aí vai. Mostra a situação de futuros escravos que se amotinaram num navio negreiro e foram parar na corte americana. Tirando a sátira à imagem da realeza latina, tudo perfeito. Acredito que a sorte desses africanos foi de terem parado nos EUA, se viessem para o Brasil alienado da época, o medo faria com que fossem entregues aos espanhois.















Carlota Joaquina, Princesa do Brasil (1994)
Marieta Severo e Marco Nanini. A sátira da nobreza afasta a obra da realidade, mas não poderia ser deixada de fora da lista pela importância que a família real em terras brasileiras teve para o nosso país. A situação dos migrantes nas embarcações durante a viagem foi uma das cenas que mais marcou, para mim.














Guerra de Canudos (1997)
Nem vou entrar no quesito elenco. Sou defensor da qualidade dos atores brasileiros e acredito que falta reconhecimento para o que é nacional. Apesar de, ainda assim, recomendar o livro "Sertões" de Euclides da Cunha, é necessário colocar na lista a atitude da república frente aos monarquistas, que em nada se diferenciou da imperial frente aos republicanos nos farrapos, por exemplo. Afinal, no Brasil a impressão que sempre fica é que as revoluções acontecem e nada muda.








Vou parar por aqui. Devem haver muitos outros que mereciam ser citados, e posso até atualizar a postagem com sugestões, mas por enquanto é isso.
Atenciosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário