quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Cores da Bandeira Nacional


Responda rápido:
Qual o significado das cores da bandeira do Brasil?

Se você respondeu: O verde é a natureza, o amarelo o ouro e as riquezas e o azul o céu, sua resposta se enquadra na concepção da esmagadora maioria dos brasileiros. Vejamos, porém, um pouco mais a fundo a história por trás da criação desse símbolo nacional.



Criada após a independência nacional, em 1822, por ordem de Dom Pedro I, pelo artista francês Debret, que desenhou o paralelogramo com o losango central, nada de novo, simplesmente ao estilo de antigas bandeiras militares imperiais francesas. No centro, o brasão imperial.
Repare, porém, as cores verde e amarelo do brasão imperial. Claro, correspondiam às cores das famílias imperiais verde de Bragança (por parte do imperador) e amarelo ouro dos Habsburgo austríacos (por parte da imperatriz). Há documentos e relatos da época em que se explicam as cores dessa maneira, enquanto não há documento oficial que comprove, mesmo após as mudanças que ela sofreu na República, que os significados que nos são passados na escola sejam verdadeiros. Pelo contrário, existe, sim, documento de republicano dizendo que as cores foram mantidas pelo seu significado para a história e glórias da nação (pois o governo republicano era militar e foram essas as cores defendidas durante as Guerras pelas quais o Brasil passou ao longo do século XIX). Então temos um símbolo imperial em nossa república.

Bandeira do Brasil Império de D. Pedro I
De forma alguma minha intenção é de desconstruir um símbolo nacional, lindo por sinal. É necessário, no entanto, que se saiba a origem verdadeira do que nos cerca, ou ficaremos jogados num mar de ingenuidade histórica, onde o passado parece conto de fadas. Por que produzir tal tipo de engodo histórico? Para mostrar às criancinhas na escola um passado mais bonito? E o que tem de feia a verdadeira origem da nossa bandeira?

De qualquer modo, mais uma curiosidade: o estado americano de Delaware, por sinal o mais antigo deles, por conseguinte muito influenciado por franceses na sua criação, assim como o império brasileiro, tem uma bandeira curiosa, no mínimo, datada de 35 anos antes da independência do Brasil.


Bandeira de Delaware

Lembra alguma que você conhece?

atenciosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário