sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Romances sobre História do Mundo

Essa Lista é um tato complexa, por isso, curta. Não valem aqui livros que contam a história, simplesmente. São romances, com um enredo ficcional e que acabam, em meio à história, tecendo um "documentário". Sendo assim, Uma Breve História do Mundo, ou Pequena História do Mundo Para Crianças não valem, porque não possuem trama, apenas a descrição histórica. Outros como Código Da Vinci, apesar de se encaixarem no gênero, abrangem parte limitada da linha do tempo.


 História do Mundo para as Crianças
Monteiro Lobato

O enredo é só uma desculpa para contar a história, mas já vale. Dona Benta, em meio a uma roda com toda a turminha, conta histórias do mundo, desde a pré-história até o século XX.
Como a obra já pode começar a ser considerada "antiga" ou um clássico, como preferirem, porque muitos fatos já foram cientificamente descartados, como o homem da pedra que puxava a mulher pelos cabelos. Mesmo as imprecisões são divertidas para a compreensão de uma época diferente, há tão pouco tempo e já tão distante.








O Mundo de Sofia - Romance da História da Filosofia
Jostein Gaaster

Não é bem uma história universal do mundo, mas as misteriosas cartas que chegam à menina Sofia são um relato histórico MUITO agradável de ler da história do pensamento humano.
Muitos falam em como é difícil encontrar um livro desse tipo que seja imparcial. Eu, do meu lado, prefiro aquele que ressalta todos os momentos, que faz com que fiquemos mais entusiasmados com a leitura.







Ok, preciso de ajuda para achar mais livros desse tipo, são alguns dos que mais marcaram minha formação como leitor. Qualquer dica é bem vinda.

Atenciosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário